Faleceu em paris, em 7 de setembro de 1312, aos 20 e 6 anos de idade, e seus restos mortais repousam nos dias de hoje, na igreja de Santo Hipólito de Córdoba. Era filho do rei d. Sancho IV de Castela e de tua esposa, a rainha Maria de Molina. Pela linha paterna era neto de Afonso X, o Sábio, e de Violante de Aragão, filha de Jaime I de Aragão. Pelo lado materno, era neto do infante d. Afonso de Molina, filho do rei Afonso IX de Leão, e de sua esposa Maior Afonso de Meneses.
Foi irmão, entre outros, do infante d. Pedro de Castela, senhor de Cameros, do infante Filipe de Castela e de d. Beatriz de Castela, rainha de Portugal. Já na sua infância, foi levantada a charada do casamento do infante, sendo vontade de Sancho IV escolher uma esposa escolhida de entre as princesas francesas, ou bem entre os portugueses, tendo optado por esta última casa reinante Sancho IV.
O 25 de abril de 1295 morreu o rei Sancho IV de Castela, na cidade de Toledo, deixando como herdeiro do trono o infante d. Fernando. Sepultado o rei na Catedral de Toledo, a rainha Maria de Molina retirou-se ao primitivo Alcázar de Toledo pra salvar um luto de 9 dias. A rainha foi a encarregada de exercer a tutoria de teu filho, que só contava com nove anos de idade.
A causa da ilegitimidade de Fernando IV, devida ao casamento deslegitimado de seus pais, a rainha teve de confrontar vários dificuldades pra adquirir que o teu filho permanecesse no trono castelhano-leonês. Pouco depois, Jaime II de Aragão devolveu a infanta Isabel de Castela à Corte castelhana, sem ter sido preparado com ela, e declarou batalha ao reino de Castela e Leão.
no início de 1296, o infante d. João de Castela, que se havia rebelado contra Fernando IV, tomou Astudillo, Paredes de Nava e Dueñas, ao mesmo tempo que teu filho Afonso de Valência se apoderava de Mansilla. Perante esta ocorrência, a rainha Maria de Molina, ameaçou o rei de Portugal com a romper os acordos do ano anterior se persistiram seus ataques de Castela e teu suporte ao infante d. João e de d. Afonso de Lacerda. No término de 1297, a rainha enviou Alonso Pérez de Guzmán ao reino de Leão para que combatiese ao infante d. João, que continuava controlando o território leonês.
A rainha Maria de Molina, reuniu-se, em 1298, com o rei de Portugal, em Touro, e pediu que lhe ajudasse na disputa contra o infante d. João. No dia 23 de janeiro de 1302 Fernando IV casou em lisboa com Constança de Portugal, filha do rei d. Dinis I de Portugal.
Em julho de 1302 Fernando IV participou das Cortes de Burgos de 1302, juntamente com tua mãe, com quem tinha recuperado as boas relações, e com o infante d. Henrique de Castela, o Senador. No início de 1303 tinha uma entrevista agendada entre o rei d. Dinis e Fernando IV, confiando que esse último em que teu primo, o rei de Portugal lhe devolveria alguns territórios.
Por tua porção, o infante d. Henrique, Diego López V de Haro e a rainha Maria de Molina recusaram-se a participar dessa entrevista. Em 1303, durante o tempo que o rei estava em Badajoz, reuniram-se em Roa o infante d. Henrique, Diego López V de Haro e don Juan Manuel, e concordaram em que don Juan Manuel se fez justiça nem com o rei de Aragão.
- Já chegaram ofertas de revistas pra posar despir
- 2 Prêmios Juventude
- Prêmio de Melhor Programa de dica da Associação de Telespectadores de Andaluzia
- noventa e quatro HARRIS, William, The Roman Father’s Power (n. 74), pp. 83
- eu Tenho ciúmes, eu raiva, eu me preocupo, e tudo é só em razão de me liga
Este último ficou com don Juan Manuel, que os 3 magnatas e ele mesmo deveriam agregar-se no dia de São João Batista no município de Ariza. Depois, o infante d. Henrique ilustrou seus planos Maria de Molina, que se encontrava em Campinas, com o propósito de que ela se unisse a eles. A rainha enviou desta forma ordens pra todas as fortalezas do infante moribundo, em que se previa que se o infante d. Henrique falleciese, não transmitir os castelos, entretanto as tropas do rei, a quem pertenciam.
No dia 8 de agosto de 1303, faleceu o infante d. Henrique, sendo sepultado no extinto Mosteiro de São Francisco de Valladolid. Enquanto o infante d. Henrique agonizaba, Fernando IV fez um pacto com o rei Muhammad III, do Granada, em que se estipulava que o soberano de espanha conservou alcochete alcoutim, Quesada e Bedmar, durante o tempo que que Fernando IV manteria a praça de Taxa. O soberano nazarita se considerou vassalo de d. Fernando IV e comprometeu-se a pagar as párias correspondentes. Enquanto isso, pela Galiza, o infante Filipe de Castela, irmão de Fernando IV, venceu em disputa, e teu cunhado, Fernando Rodríguez de Castro, que perdeu a existência nessa luta.