É Possível Que O Capitalismo Sustentável? 2

É Possível Que O Capitalismo Sustentável?

É possível que o capitalismo sustentável? Nesse artigo, analisa-se uma evidência relativa a esta questão, enfatizando alguns dos diferentes conceitos de “sustentabilidade” colocados pelos verdes e pelo setor empresarial. Is possible sustainable Estado? In this article a relative evidence to this question is analyzed, doing emphasis in some of the different concepts of “sustainability” raised by the Green ones and the enterprise setor.

Há poucas expressões tão vagas como as de “capitalismo sustentável” e outros conceitos associados, como “agricultura sustentável”, “emprego sustentável da energia e dos recursos” e “desenvolvimento sustentável”. Esta ambiguidade percorre a maioria dos principais discursos contemporâneos a respeito da economia e o recinto: relatórios governamentais e das Nações Unidas, busca acadêmica, jornalismo popular e pensamento político “verde”. Isto leva diversas pessoas a apresentar e a digitar sobre a “sustentabilidade”: a palavra poderá ser usada para ter sentido de quase qualquer coisa que desejar, o que constitui cota de teu apelo.

Existe, acaso, alguém no teu notável juízo que possa opor-se à “sustentabilidade?” O sentido mais elementar de “sustentar” é “apoiar”, “manter o curso” ou “conservar um estado de coisas”. O que um gerente corporativo, ministro das finanças ou um funcionário internacional a cargo da preservação do capital e de sua acumulação ampliada rejeitaria assumir como próprio o sentido? Outro motivo é o de “fornecer alimento e bebida, ou de meios de vida”. O que trabalhador urbano mal pago, ou o que, camponês sem terra, rejeitaria esse significado?

E outra definição é a de “preservar sem ceder”. Estamos em presença de uma batalha em escala mundial por designar como serão acordados e utilizados o “desenvolvimento sustentável” ou o “capitalismo sustentável” no discurso sobre a riqueza das nações.

Isso ou melhor que a “sustentabilidade” é, antes de tudo, uma charada ideológica e política, antes de ser um problema ecológico e econômico. Existe um quarto sentido para “suportar”: o que se menciona à “sustentabilidade ecológica”, inclusive até quando há pouco acordo entre os cientistas da ecologia em relação ao motivo preciso desta frase.

  • Quatro Reforma do setor elétrico, 1982: o bem-sucedido paradigma de Chile
  • usuários
  • Índios: 160 famosos pela Tola e Atacames
  • 8 Cidade capital
  • três Mudança do papel da Instituição pela comunidade guatemalteca
  • 2/03/2015 – anna

Essas ambiguedades se acentuam quando os botânicos ou os verdes combinam as dimensões económica e social com a biofísica, e debatem a respeito da “sustentabilidade” de ecossistemas ou regiões inteiras. Pela região da baía de Monterey, Califórnia, tais como, a excessiva extração de águas subterrâneas tem feito encurtar o grau dos aquíferos. Esta causou salinização, devido à água do mar, o que, por tua vez, ameaça a viabilidade da agricultura. Em termos económicos, não, se a região importa água. Verdadeiramente, a água importada podes respirar a vida nova para a agricultura recinto e ao desenvolvimento industrial, comercial e residencial.

Se define-se “suportar” destas 4 formas, a resposta breve à pergunta: “como é possível o capitalismo sustentável?” é não, e a longa, é, por ventura não. Esse episódio examina uma evidência relativa ao problema do “capitalismo sustentável”, com ênfase em alguns dos diferentes conceitos de “sustentabilidade” colocados pelos verdes e pelo setor empresarial.

A evidência auxilia a idéia de que o capitalismo não é sustentável do ponto de visibilidade ecológico, apesar de a recente avalanche de palestras sobre o assunto “produtos verdes”, “consumo verde”, “florestal seletiva”, “agricultura de baixa insumos” e outros. Ao longo da campanha na Presidência dos Estados unidos em 1992, nenhum dos 3 principais candidatos fez do “ambiente”, um conteúdo grave.

Os governos estaduais e locais desprezam o ambiente na sua guerra para trazer capital escasso. Na legislação federal se torna mais estreita a definição de “úmidos”, ao semelhante que a de “espécies em perigo”. A saúde ocupacional e a preservação da segurança do trabalho são saboteadas.

Se mercantilizan mais os parques nacionais e estaduais, na quantidade em que os gerentes procuram formas de comprar benefícios. Na maior quantidade dos países, os partidos verdes continuam a ser menores ou comprometem suas posições pela política recinto ou nacional.