Leganiel é um município encontrado pela província de Cuenca, pela comunidade autónoma de Castilla-La Mancha. Tem uma superfície de 45,1 km2, com uma população de 186 habitantes (INE 2016) e uma densidade de 4,vinte e oito hab/km2. Como existiram em Leganiel as insígnias de vila cristã? Parece que sim.
Em 1578, a Diretoria da câmara Municipal respondia aos interrogatórios, mandados fazer por Filipe II, refletidos nas “Relações dos povos do Bispado de Bacia hidrográfica”; nelas neste momento sinaliza o desconhecimento da origem do povo. Parece claro que no tempo da ordem de Calatrava, a ela pertenceram estas terras. Conserva-Se, exposto ao público, pela câmara Municipal, as “Ordenanças da Vera Cruz” de data 20-03-1562, que mostra a subsistência agora nesta época de confrarias em Leganiel (observar documento no botão superior a esquerda).
Leganiel conta com escola, biblioteca, campo de futebol, de ténis e um armazenamento de múltiplos propósitos. Leganiel está encontrado a noventa e cinco km de Cuenca, capital da província, a vince e seis km de Tarancón e a 83 km de Madrid, capital de Espanha. Cidade com enorme credibilidade na fabricação de esparto. Aqui são famosas as tampas e peludos, feitos deste material, que serviam como tapetes nas economias familiares mais rurais. Também é confeccionaban cestos, capachos, lias e cestos com o mesmo esparto. Nos tempos de maior avanço desta realização, Leganiel foi chamado de “o povo do corda”. Mingau: papa feita com farinha de almortas torrada com azeite de oliva e a pimenta, e que se come untando pão e falando, entre os comensais, o mesmo pote.
Zarajos: Carne de cordeiro, aromatizado com alho e batatas amarrado em ramos de videira. Migalhas: pão desmigado e frito com carne de porco e alho. Requintado acompanhado de uvas. Collejas: As collejas são uma verdura parecida com o espinafre e originária desta área de Leganiel que, cozidos e mexidos de ovos ou acompanhando um cozido, têm um sabor muito rico.
Cordeiro: Excelente-de Leganiel. Caça pequeno: Coelho, lebre, perdiz e pombo em todas as suas variedades. Doces/sobremesas: Papartas, calandrajas, pães, mel, amêndoas, figos e uvas. As Festividades em honra ao Santíssimo Cristo da Luz são realizados anualmente, no terceiro Domingo de setembro.
- Diminuir a ingestão de carboidratos
- seis Do Renascimento ao século XIX
- cinco Elevações de perna
- Hoje cumprem anos: Hayden, Klinsmann
- Evita cair pra cota de trás do pé. Pode promover lesões no tendão de Aquiles
Há um ótimo recinto e alegria nelas. Sexta-feira dão começo as festas com a oferta floral e à noite, Fogos de Artifício e baile pela praça do povo. No sábado, solta-se o primeiro estado na noite de baile.
, E no domingo na manhã, Santa Missa e a tarde a procissão em honra ao Santíssimo Cristo da Luz, pelo itinerário de costume. A Igreja está situada pela parte mais baixa do recinto. Esteve na antiguidade, ante a invocação de Santo Antonino, e hoje a Nossa Senhora da Assunção.